Carregando...
JusBrasil - Notícias
21 de outubro de 2014

Conservatório de Música de Sergipe completa 63 anos

Publicado por Governo do Estado de Sergipe (extraído pelo JusBrasil) - 5 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Minutos antes de se apresentar na noite desta quinta-feira, 27, a pequena Thavanne Santana Fonseca, 9, demonstrava ansiedade fazer uma das coisas que mais gosta: tocar flauta. Ela e outras crianças que fazem parte da musicalização infantil deram um show de técnica, ritmo e execução na festa de 63 anos do Conservatório de Música de Sergipe (CMS). "A música faz parte da minha vida", resumiu a estudante, ao informar que em sua família, o avô, dois primos e um irmão tocam algum tipo de instrumento musical. O Conservatório é escola vinculada ao governo estadual.

A programação das comemorações de aniversário teve início com a apresentação do concerto para violino e orquestra, tendo como solista Washington dos Santos Pereira, aluno do primeiro ano técnico. Aconteceram ainda apresentações dos regentes Wolney Monte Santo e Jairo Melo e dos solistas Leandro Chagas Santos de Jesus e Ítalo Raoni de Jesus Santos. Na parte de musicalização, o coral infantil e o grupo flauta doce apresentaram números que empolgaram os presentes, como "A Ovelha de Maria", "Clarão da Lua", "Com Meu Martelo" e "Menino do Pelô", todos do folclore brasileiro. A pequena Júlia Souto Oliveira Fernandes, 8, é uma das estudantes de flauta que pretende se tornar uma profissional da música.

"Sempre quis estudar música. Hoje toco flauta, mas pretendo aprender outros instrumentos para realizar o meu sonho: ser uma artista reconhecida", disse a garota. Na família de Júlia o pai toca violão, e a irmã de 10 anos toca flauta. Os irmãos Marcelo Vinicius Galvão Rodrigues, 7, e Yessica Esten Galvão Rodrigues, 9, há um ano estão matriculados no curso de flauta. A dupla é aplicada e pretende levar adiante o curso para aprender a tocar outros instrumentos musicais.

"Embora não toquemos nenhum instrumento, fomos incentivados a entrar na escola de música por nossa mãe", disse Yessica Rodrigues. O garoto João Victor Santana Costa, 8, é outro que leva a sério o curso de música. "Meu pai toca trompete. A música está no meu sangue. Hoje eu toco flauta, mas pretendo aprender piano", afirma João Victor. A professora Rivania Andrade Lima, vice-diretora de Educação Profissional, representou o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, durante as comemorações do aniversário do Conservatório de Música.

Tradição musical

"Ao longo desses anos, o Conservatório preparou e colocou no mercado de trabalho muitos gabaritados profissionais, que hoje vivem exclusivamente da música em Sergipe e fora do estado", ressalta o diretor do CMS professor José Valter Lima. Uma das mais tradicionais escolas de música de Sergipe, o Conservatório, fundado pelo professor Genaro Plech, em 28 de novembro de 1945, iniciou suas atividades sob o nome de Centro Orfeônico de Sergipe.

Suas atividades levam a educação musical para 1.120 alunos, das mais diversas faixas etárias, a partir dos sete anos, oferecendo os cursos: básico, técnico-profissionalizante, de musicalização e preparatório. Ao ingressar no CMS, o aluno poderá optar por um dos seguintes instrumentos: canto; clarineta; flauta transversal; guitarra; percussão; teclado; saxofone; violão; violino, entre outros.

Reforma

"Estamos concluindo nossa reforma para oferecer um melhor serviço à sociedade", disse o diretor, ao lembrar que o espaço passou por revisão nos sistema elétrico e hidráulico. "O auditório foi totalmente reformado. Melhoramos as condições do telhado, salas de música, banheiros, biblioteca e o setor de informática, além de instalarmos um elevador, que deverá entrar em operação em breve", disse.

As atividades do Conservatório de Música de Sergipe acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite. Dispõe de oito salas para aulas teóricas e 14 para as práticas, com um quadro formado por 28 professores.

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Disponível em: http://gov-se.jusbrasil.com.br/noticias/284811/conservatorio-de-musica-de-sergipe-completa-63-anos