Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conservatório de Música de Sergipe completa 63 anos

    há 15 anos

    Minutos antes de se apresentar na noite desta quinta-feira, 27, a pequena Thavanne Santana Fonseca, 9, demonstrava ansiedade fazer uma das coisas que mais gosta: tocar flauta. Ela e outras crianças que fazem parte da musicalização infantil deram um show de técnica, ritmo e execução na festa de 63 anos do Conservatório de Música de Sergipe (CMS). "A música faz parte da minha vida", resumiu a estudante, ao informar que em sua família, o avô, dois primos e um irmão tocam algum tipo de instrumento musical. O Conservatório é escola vinculada ao governo estadual.

    A programação das comemorações de aniversário teve início com a apresentação do concerto para violino e orquestra, tendo como solista Washington dos Santos Pereira, aluno do primeiro ano técnico. Aconteceram ainda apresentações dos regentes Wolney Monte Santo e Jairo Melo e dos solistas Leandro Chagas Santos de Jesus e Ítalo Raoni de Jesus Santos. Na parte de musicalização, o coral infantil e o grupo flauta doce apresentaram números que empolgaram os presentes, como "A Ovelha de Maria", "Clarão da Lua", "Com Meu Martelo" e "Menino do Pelô", todos do folclore brasileiro. A pequena Júlia Souto Oliveira Fernandes, 8, é uma das estudantes de flauta que pretende se tornar uma profissional da música.

    "Sempre quis estudar música. Hoje toco flauta, mas pretendo aprender outros instrumentos para realizar o meu sonho: ser uma artista reconhecida", disse a garota. Na família de Júlia o pai toca violão, e a irmã de 10 anos toca flauta. Os irmãos Marcelo Vinicius Galvão Rodrigues, 7, e Yessica Esten Galvão Rodrigues, 9, há um ano estão matriculados no curso de flauta. A dupla é aplicada e pretende levar adiante o curso para aprender a tocar outros instrumentos musicais.

    "Embora não toquemos nenhum instrumento, fomos incentivados a entrar na escola de música por nossa mãe", disse Yessica Rodrigues. O garoto João Victor Santana Costa, 8, é outro que leva a sério o curso de música. "Meu pai toca trompete. A música está no meu sangue. Hoje eu toco flauta, mas pretendo aprender piano", afirma João Victor. A professora Rivania Andrade Lima, vice-diretora de Educação Profissional, representou o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, durante as comemorações do aniversário do Conservatório de Música.

    Tradição musical

    "Ao longo desses anos, o Conservatório preparou e colocou no mercado de trabalho muitos gabaritados profissionais, que hoje vivem exclusivamente da música em Sergipe e fora do estado", ressalta o diretor do CMS professor José Valter Lima. Uma das mais tradicionais escolas de música de Sergipe, o Conservatório, fundado pelo professor Genaro Plech, em 28 de novembro de 1945, iniciou suas atividades sob o nome de Centro Orfeônico de Sergipe.

    Suas atividades levam a educação musical para 1.120 alunos, das mais diversas faixas etárias, a partir dos sete anos, oferecendo os cursos: básico, técnico-profissionalizante, de musicalização e preparatório. Ao ingressar no CMS, o aluno poderá optar por um dos seguintes instrumentos: canto; clarineta; flauta transversal; guitarra; percussão; teclado; saxofone; violão; violino, entre outros.

    Reforma

    "Estamos concluindo nossa reforma para oferecer um melhor serviço à sociedade", disse o diretor, ao lembrar que o espaço passou por revisão nos sistema elétrico e hidráulico. "O auditório foi totalmente reformado. Melhoramos as condições do telhado, salas de música, banheiros, biblioteca e o setor de informática, além de instalarmos um elevador, que deverá entrar em operação em breve", disse.

    As atividades do Conservatório de Música de Sergipe acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite. Dispõe de oito salas para aulas teóricas e 14 para as práticas, com um quadro formado por 28 professores.

    • Publicações888
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações322
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conservatorio-de-musica-de-sergipe-completa-63-anos/284811

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)